domingo, 5 de dezembro de 2010

DESFRUTE O DIA DE HOJE...COMO SE FOSSE O ÚLTIMO!

Ano novo. Vida nova. É a frase escolhida por muitas pessoas para indicar grandes mudanças nas suas vidas, quebrar velhos hábitos, iniciar novos costumes, mais saudáveis, mais prazeirosos, que tenham mais a ver conosco e com o estilo de vida que desejamos.
Planejar é ótimo, mas a vida é construída dia-a-dia...Cada segundo deve ser aproveitado, cada dia deve ser vivido em cheio.

"A vida é o filme que você vê através dos seus próprios olhos. Faz pouca diferença o que está acontecendo. É como você percebe que conta."
(Denis Waitley)

Pensando nisso cuidar de todos os aspectos da nossa vida é essencial....trabalho, amor, família, saúde...
Sobre a saúde... a alimentação deve ser observada. Uma dieta equilibrada no que tange à quantidade de gorduras, carboidratos, proteínas, minerais, fibras e vitaminas é ideal. O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que a quantidade de refeições por dia também é muito importante para o sucesso de um regime dietético. O ideal é que hajam 05 a 06 refeições por dia (na dependência da quantidade de horas em vigília de cada um), ou seja, que nos alimentemos a cada 2 horas (no máximo 3), valendo ressaltar que tal conduta não engorda (Pelo contrário, emagrece). Como? Tomemos o exemplo de um camelo, que irá alimentar-se para após enfrentar dias ou mesmo semanas sem novamente nutrir-se ou ingerir líquidos. Seu organismo está adaptado para, a cada "refeição", acumular o máximo possível de nutrientes e energia (sobretudo sob a forma de gordura), já visando suprir-se durante os longos períodos de jejum que enfrentará.


E como alimentar-se de 2 em 2 horas pode ajudar a emagrecer? É simples. Se o organismo percebe que não tem necessidade de acumular energia em grande quantidade, produz menor quantidade de gordura.

Mas o acúmulo de gordura (com franco potencial de levar à obesidade com o tempo) não é o único problema dos maus hábitos alimentares supracitados: a queda no nível da glicose sangüínea (que ocorre no jejum) entre as refeições pode gerar tontura, falta de concentração, dormências pelo corpo e até desmaios.

Já a Atividade Física é tão importante quanto a alimentação. No passado pensava-se que estes deveriam necessariamente "fazer suar", ou seja, serem intensos. Hoje em dia sabe-se que uma mera caminhada de 40 minutos 3x/semana já cumpre basicamente seu papel.



Não podemos esquecer:


Alimentação - vale o equilíbrio e o cuidado

Atividade física - o importante é a regularidade

Psicológico - um tempo para equilibrar a "cabeça"

Um comentário:

  1. Oi Linda,
    Boa noite!
    Estou passando no seu cantinho para agradecer as palavras de apoio que me deu. MUITO OBRIGADA! Ando precisando de incentivos para voltar a minha RA certinha...
    Deus te abençoe!
    Beijo

    ResponderExcluir