sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sexta-Feira chegou, uhu!

No blog da minha amiga Josi achei muito interessante a maneira que ela encara a R.A. ela até inventou um nome para as iniciais (Romilda Aparecida). Só com alegria para encarar a reeducação alimentar...eu estou conseguindo aos poucos colocar disciplina na minha dieta.
Hoje é dia de pesagem...ai que meda....
Preciso seguir firme nas minhas decisões.
Estou postando agora porque vou aproveitar o dia da FAXINA para dar uma arrumadinha na casa. Achei essas dicas na net. e achei muito interessante, não que nós não soubessemos de muitas coisa mas sempre é bom compartilhar...

Dicas:

Para que sua dieta seja eficaz e você consiga perder peso sem se decepcionar com inesperados ganhos de peso, é preciso conhecer alguns hábitos errados muitas vezes cometidos por pessoas que desejam emagrecer.

Veja alguns dos principais:

Pular refeições

Pular refeições é a pior coisa para o processo de emagrecimento, já que isso prejudica o organismo e ainda colabora para aumentar o peso. O problema é que, com essa atitude, você retira nutrientes essenciais do corpo e ainda colabora para que o metabolismo fique mais lento. Assim, seu corpo trabalha menos e conseqüentemente gasta menos energia , além de armazenar uma quantidade grande de gordura, porque ele não sabe quando será alimentado novamente.

Outro problema de pular refeições é a quantidade de alimentos que será ingerida na próxima vez que você se alimentar. “Ficando horas sem se alimentar, você acaba ficando com uma necessidade enorme de comer. E com tanta fome, claro, acaba comendo muito mais que o necessário

Dizer não ao café-da-manhã

Dizer não ao café-da-manhã, na maioria das vezes, resulta em mais de quatro horas sem se alimentar, o que pode resultar em lentidão dos movimentos, raciocínio confuso, perda de memória, dores musculares e de cabeça, tontura e até mesmo desmaios em alguns casos mais graves. Quem persiste em tornar o almoço a primeira refeição do dia, está expondo o organismo a mais de doze horas em jejum. Esse estado metabólico também pode favorecer consideravelmente o aparecimento de infecções, já que o organismo está fraco devido à falta de nutrientes. Outro problema é que ele reduz a quantidade de energia que gastamos ao longo do dia, fazendo com que a eliminação de gordura do corpo caia pela metade.

Fazer exercício em jejum

Não é pequena a quantidade de pessoas que insistem em enfrentar a academia em jejum. Essa atitude, no entanto, atrapalha e muito a perda de peso durante os exercícios. Durante a execução dos exercícios físicos, se você estiver em jejum, seu nível de glicose no sangue pode estar muito baixo (hipoglicemia). Então, seu organismo vai passar a consumir proteínas, que não devem ser utilizadas como fonte de energia. A performance cai e o desgaste físico e emocional aumentam. Em condições normais, com alimentação equilibrada, o organismo consegue manter este equilíbrio interno. No entanto, a o jejum prolongado pode comprometer esse balanço energético.

Sucos e torradas

A primeira idéia que vem à sua cabeça na hora de começar um regime é passar o dia se alimentando de torradas e sucos naturais? Melhor desistir dessa atitude antes que o ponteiro da balança comece a subir. As pessoas acreditam que uma alimentação recheada com muita torrada e com muito suco natural ajuda na redução de peso, mas isso não é verdade, já que o suco natural também apresenta um numero elevado de calorias, sem dizer que a torrada apresenta a mesma quantidade de calorias que um pão comum, mas quase nenhum nutriente

Trocar uma refeição por petiscos ao longo do dia

Passar o dia todo fugindo de uma alimentação completa e abusando dos petiscos pode ser um problema Quando fugimos de uma alimentação completa, fazemos com que, aos poucos, as reservas do organismo se esgotem. E com o organismo fraco e debilitado, podemos desenvolver infecções Sem contar que os petiscos, na maioria das vezes estão recheados de calorias vazias( não fornecem nenhum nutriente) que acabam gerando um ganho de peso muito maior do que uma refeição completa e equilibrada.

Diminuir drasticamente a quantidade de alimentos

Se você acha que mudar de uma hora para a outra a quantidade de alimentos consumidos por dia vai fazer efeito, está na hora de refazer esse pensamento. “Reduzir radicalmente a quantidade de alimentos prejudica o bom desempenho do regime, já que o corpo se sente fraco e o metabolismo fica muito mais lento, fazendo com que a perda de calorias e de gordura seja muito menor.

Confira as 14 metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).



1) Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2) Frutas na sobremesa e nos lanches.
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6) Modere nos açúcares e nos doces.
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10) Coma uma porção de leguminosas por dia.
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar.


Um comentário: